Notícias

Loading...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A importância da presença da Guarda Municipal nos prédios públicos

Na semana passada, em uma escola no Rio de Janeiro, ocorreu um crime que chocou a todos nós. Um jovem, armado com dois revolveres e com muita munição, resolveu que iria entrar na tal escola e abrir fogo contra várias vidas inocentes que nem sequer o conheciam.
Esse acontecimento serve para nos alertar sobre: a imprevisibilidade de um ataque, a fragilidade da segurança nas escolas e sobre o fácil acesso de pessoas estranhas aos prédios públicos.
Costumo comentar com alguns amigos da Guarda sobre a importância e o papel de cada agente que compõe a segurança pública, desde o guarda civil municipal ao policial federal, cada um tem a sua missão e doutrina a serem seguidas e empregadas em serviço.
A presença de um guarda civil municipal na portaria daquela escola, poderia possivelmente ter minimizado essa tragédia, pois ele certamente intimidaria o agressor a partir de sua presença fardado.
E se isso não fosse o suficiente, o guarda teria agido e respondido a altura a agressão que fosse esboçada pelo autor, utilizando o escalonamento da força.
Quando eu falo sobre a importância de uma Guarda Municipal fardada, equipada e bem treinada, é justamente pela preocupação com a segurança em relação à comunidade e principalmente a segurança do guarda que está à frente do serviço.
A nossa integridade física vai depender do emprego da força aplicada, e dos equipamentos não-letais disponíveis no momento da ocorrência. Por isso amigo leitor, não tenha dúvida que somos importantes para a segurança no nosso município.
Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário